noticias

Ministério do Turismo lança cartilha para melhorar serviços para viajantes LGBT

Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo dados são da Organização Mundial no Turismo (OMT). Nesta sexta-feira (04) o Ministério do Turismo lançou uma publicação de como recepcionar e atender bem os turistas LGBT durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris, na cidade gaúcha.

Na publicação, disponível nos formatos impresso e online, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Foram distribuídos 19 mil exemplares entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.

No capítulo Dicas para atender bem, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual.

MERCADO – O turismo LGBT é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Estudos do World Travel EC1 Tourism Council revelam que o turista LGBT gasta, em média, 30% a mais e viaja 4 vezes mais do que outros segmentos. De acordo com a IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais. Além disso, 67% afirmam dar preferência aos meios de hospedagem que se posicionam como “gay-friendly”. Em agosto, o Rio de Janeiro ganhou o título de melhor cidade praia gay da América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s