noticias

Aeronautas aprovam “estado de greve”

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (21), em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas, pilotos e comissários de voo negaram a contraproposta apresentada pelas empresas aéreas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular para 2016/2017 e aprovaram “estado de greve” da categoria.

O “estado de greve” serve como um indicativo dos tripulantes para a possibilidade de uma paralisação, caso não haja um acordo até a data-base da categoria, 1º de dezembro. Já foram realizadas quatro rodadas de negociação, e as empresas aéreas negaram as propostas da categoria.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), as empresas apresentaram intenção unilateral de modificação em 19 cláusulas, que seria de extrema importância para a saúde e condições de trabalho dos aeronautas. Entre as propostas do sindicato patronal, incluem-se modificações, por exemplo, nas folgas mensais, nas acomodações dos tripulantes, no limite de tempo em solo, no limite de madrugadas em voo e nas diárias de alimentação.

“Estes são itens básicos para a saúde e para as condições de trabalho dos pilotos e comissários, que foram conquistados ao longo dos anos. Além disso, uma proposta que acarreta apenas retrocessos nas relações trabalhistas gera por si só uma clima de instabilidade entre os trabalhadores da aviação, afetando todos os profissionais”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader.

Outro ponto sensível ― é a proposta de reajuste salarial oferecidas pelas empresas. As companhias oferecendo reajuste de 4% para salários e pisos e de 5% para demais cláusulas econômicas. Para as diárias de alimentação, a oferta de 0% (zero).

Segundo o SNA, a proposta de 4% de reajustes para salários está muito abaixo da inflação projetada para o período, o que significaria na prática um rebaixamento salarial para todos os tripulantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s