noticias

Faturamento do turismo brasileiro supera em 37% as estimativas do setor

bsb
Foto: Divulgação / Pixabay

Nesta semana, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou o faturamento atingido pelo setor turístico brasileiro. Segundo o levantamento, no ultimo trimestre de 2016 o turismo brasileiro superou as estimativas previamente projetadas em 37%. Já, nos três últimos meses de 2016, o nível de emprego superou em 38%, de acordo com a previsão dos representantes da área.

Os números estão no Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicada trimestralmente pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foram ouvidas 918 empresas, que representam 71.498 postos de trabalho e apresentaram um faturamento no trimestre de R$ 7,8 bilhões. Elas integram sete setores: Transporte Aéreo, Parques e Atrações, Agências de Viagens, Meios de Hospedagem, Turismo Receptivo, Organizadores de Eventos e Operadoras de Turismo.

Em outra frente, o percentual do faturamento das empresas previsto para ser usado como investimento no primeiro trimestre de 2017 supera de 11% para 67% dos entrevistados. As principais áreas/  atividades citadas para serem beneficiadas são as de compra de materiais e equipamentos, marketing e promoção de vendas, infraestrutura de instalações e tecnologia da informação.

Transporte aéreo e parques e atrações turísticas tiveram saldos positivos. Meios de hospedagem, operadoras de turismo e agências de viagem se mostraram estáveis. Já o turismo receptivo e organizadores de eventos apresentaram baixa. O mercado de turismo movimenta anualmente cerca de 60 milhões de viajantes nacionais e emprega 3,14% da população economicamente ativa. Em 2016, mais de 6,5 milhões de estrangeiros visitaram o país, e deixaram mais de 6 US$ bilhões no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s